Sócios minoritários podem lutar pela permanência e sobrevivência da empresa em caso de tentativa de extinção pela maioria.

, Artigos

Sócios minoritários podem lutar pela permanência e sobrevivência da empresa em caso de tentativa de extinção pela maioria
O princípio da preservação das atividades negociais, estimula a dissolução parcial da sociedade em detrimento da sua extinção visando que a empresa ainda possa existir ao vinés de efetivamente extinguingui-la. Dessa forma, a minoria permaneceria conservando a sociedade, liquidando-se as quotas dos que deliberaram pela dissolução. Desta forma, se a minoria for composta por único sócio, em face do artigo 1.033, IV, que se estudará a seguir. Nesse caso, é direito dos minoritários a conservação dos bens que sejam essenciais para a preservação do negócio, desde que, para tanto, sejam capazes de pagar o valor apurado, na liquidação, para as quotas dos sócios que se retiram, embora se possam alienar os bens, não essenciais para a manutenção do empreendimento. Esse entendimento foi chancelado pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, quando decidiu o Recurso Especial 61.278/SP.

Deixe uma resposta